terça-feira, 30 de junho de 2009

FESTA DO SÃO PEDRO REUNE MULTIDÕES.





Jovens da PJMP de Utinga
Bloco "MAMÃE EU QUERO"
BLOCO "ESMERALDA"

CASAMENTO CAIPIRA


Bloco "EMPURANDO O JEEP"


De 26 á 28 de Junho aconteceu em nossa cidade o melhor são pedro da região, segundo os jovens e muitas pessoas que participaram desta festa. Era presente pessoas de várias cidades bahianas e de outros estados. Neste dias as pessoas reecontraram amigos, parentes, jovens da PJMP.
As atrações foram muito boas, envolveram o público adulto, crianças e principalmente os jovens. O sorrisso estava estapado no rosto da multidão. O povo se divertiu com as principais atrações musicais: Paragolé, Zezo, Moleca sem Vergonha, Amado Batista, Adão Negro; Pratas da casa e atrações culturais: quebra pote, casamento caipira, blocos...

terça-feira, 16 de junho de 2009

FESTIVAL DA CANÇÃO (FACE)











No dia 12 de junho aconteceu no espaço Kid´s Show aprimeira etapa do 2º Festival Anual da Canção Estudantil do Colegio Estadual João Queiroz, contou com a presença de vários jovens, entre els havia jovens da PJMP, além do festival da canção houve também um momento de recitar poesia com vários participantes. Dentro daqueles que concorreram no FACE houve uma premiação do 1º ao 6º lugar: Sendo que a vencedora irá para a segunda Etapa. Neste projeto os jovens podem mostrar o seu talento com a musica.
1º lugar: MAIARA
2º Lugar: RAMARIS
3º lugar ELISIO
4º lugar : ANDRADE (PJMP)
5° lugar FRANCIELE
6º lugar ERIDAM

segunda-feira, 15 de junho de 2009

DIA DOS NAMORADOS: FOI MASSA!










A PJMP de Tapiramutá organizou mais um evento para a juventude: o dia dos namorados. Este evento foi organizado na comunidade de Dioclécio, a três km da cidade, junto com os jovens de Morro Bonito e da mesma Tapiramutá.
O encotro começou com a acolhida organizada pelas comuniodades de Dioclécio e MorroBonito, para depois continuar com brincadeiras e com uma pequena gincana. O pessoal ficou bastante animado como pode se constatar das fotos.
Uma celebração da Palavra encerrou o evento para dar a possibilidade a todo mundo de participar da Crisma de um grupo de jovens da cidade e da comunidade da Palmeira. Valeu Galera!!!!!!!!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

NÃO PERCA ESSA!

A PJMP DE TAPIRAMUTÁ

CONVIDA

TODOS OS JOVENS PARA PARTICIPAR DA

FESTA DOS NAMORADOS

DOMINGO 14 JUNHO 2009

COMUNIDADE DE DIOCLÉCIO

FAÇA LOGO A TUA INSCIRÇÃO NA SECRETARIA PAROQUIAL

PREÇO DA INSCRIÇÃO: 50 CENTAVOS!


SAIREMOS DO CENTRO DAS COMUNIDADES ÁS 14 HS

DOMINGO DE ESPIRITUALIDADE COM A JUVENTUDE DE TAPIRAMUTÁ


RETIRO ESPIRITUAL CRISMANDOS

DOMINGO 7 JUNHO 2009

Pe Paolo Cugini

(esquema do retiro)

Introdução

Muitas vezes ouvimos falar de oração, mas talvez nuca aprofundamos o sentido desta pratica religiosa. Assistimos a celebrações, participamos de liturgias e talvez seja isso para nós a oração. Na maioria dos casos identificamos a oração com a recita de formulas aprendidas como o Pai Nosso e a Ave Maria. No retiro de hoje gostaria aprofundar o sentido da oração na vida do cristão, sobretudo na vida de uma jovem. Pra fazer isso utilizaremos a Bíblia, pois nela encontramos muitas orações especialmente no livro dos salmos. A primeira pergunta que tentaremos, com a ajuda de Deus, responder é esta: porque rezar? Depois de ter respondido tentaremos de focalizar a nossa atenção sobre as formas de oração, as maneiras do homem e a mulher bíblica rezar. No final fitaremos a nossa atenção em Jesus, autentico modelo de oração para que a nossa oração se torne como a sua.

Porque rezar?

A minha alma não encontra paz até quando não descansa em Deus” (Agostinho).

Esta frase famosa de Santo Agostinho desvende o sentido autentico da nossa existência, aliás, da condição humana. O homem, a mulher é feito por Deus e para Deus. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus (Gen 1): isso está escrito no nosso DNA espiritual, está imprimido na nossa alma. Ninguém é tão bruto para nunca ter sentido na vida a exigência de abrir o próprio coração para Deus. Esta experiência intima, de uma certa maneira natural, para ser desenvolvida, precisa de indicações, de ensinamentos, de um guia que nos conduza nos mistérios de Deus. A oração longe de ser um esforço psicológico, é um anseio da alma que busca o seu Criador, que procurara se integrar com aquilo de mais profundo existe em si. Uma pessoa reza porque sente a necessidade de fazer isso. Neste sentido, nesta primeira fase a oração é algo de espontâneo, por assim dizer é algo de natural. Para que este momento possa marcar a vida espiritual de uma pessoa e permanecer, precisa de um acompanhamento, de alguém que insira dentro o caminho da vida de oração.

É o que a oração?

Se olharmos a Jesus, a imagem perfeita de Deus (Cf. Col 1,15), a oração é um dialogo prolongado com o Pai. Para que este dialogo “funcione” necessita de duas coisas: tempo e silêncio. Jesus era acostumado a rezar madrugando (cf. Mc 1,35), ou passando a noite toda na oração (cf. Lc 6,12). Além disso, sempre tendo como referência os dois versículos citados, Jesus quando rezava procurava um lugar deserto, afastado da multidão, subindo o monte, entrando numa horta, etc. O silêncio é então, condição necessária para que o dialogo com Deus possa ser proveitoso. O silêncio é necessário porque o dialogo com Deus não acontece fora de nós, mas sim dentro de nós. Quem quiser ser discípulo do Senhor deve também aprender a rezar como Jesus rezava, organizando o seu dia para deixar espaço ao dialogo intimo com o Pai. Neste tempo silencioso que Jesus dedicava a oração, falava o que com o Pai? A resposta podemos encontrá-la em vários trechos do evangelho, mas acho que o texto de João 17 é o mais claro. Neste capitulo é relatada a oração que Jesus pronunciou na horta das oliveira, logo após da Ceia derradeira. O conteúdo do dialogo de Jesus com o Pai é essencialmente a preocupação para com os seus discípulos, ou seja a continuação do projeto que o Pai o mandou realizar. De uma certa forma podemos dizer que o conteúdo da oração deve ser a nossa vivencia, aquilo que nos vivemos, as nossas preocupações. Na oração aprendemos a sair do egoísmo, que nos fecha em nós mesmos, para aprendermos á abrir o nosso coração para o Pai e, assim, ficarmos disponíveis ao seu projeto. Uma oração assim, seguindo o exemplo de Jesus, nos torna mais humanos, mais atentos aos problemas reais da vida, mais capazes de enfrentar as ilusões do mundo.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

CARTA DA PJ NACIONAL

CARTA DAS PASTORAIS DA JUVENTUDE DO BRASIL

Entre os dias 29 e 31 de maio de 2009, na Escola Nacional Florestan Fernandes, um espaço nascido da solidariedade da classe trabalhadora do mundo, jovens das Pastorais da Juventude do Brasil das cinco regiões do país, junto com representantes do Setor Juventude, da Conferência dos Religiosos do Brasil, do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, da Via Campesina, da Revista Mundo Jovem e da Associação de Familiares e Amigos e Amigas dos Prisioneiros e Prisioneiras do Estado da Bahia – ASFAP/BA, reuniram-se no Seminário Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil, construindo, em mutirão, a Campanha Nacional contra o Extermínio da Juventude, nascida na 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil com o lema: Juventude em Marcha, contra a violência.

Reafirmamos nosso compromisso com a vida da juventude, assumindo o desafio de colaborar com a construção da cultura da paz e denunciando as estruturas sociais que geram morte e violência. Nos inspiramos na mística revolucionária dos mártires da América Latina e do mundo, renovamos o compromisso com a dignidade humana, fortalecemos a esperança de um outro mundo possível e afirmamos que toda a vida tem o mesmo valor.

Fazemos memória de Djair de Jesus, 16 anos, morto pela PM do Estado da Bahia, na cidade de Salvador no ano de 2008, de Edson Luis,18 anos, morto pela ditadura militar na cidade do Rio de Janeiro em março de 1968, de Wilmar de Castro, jovem morto pelo latifúndio goiano por lutar pela Vida e organização Camponesa, de Cinthia Magalhães, 16 anos, seqüestrada, violentada sexualmente e morta na periferia de Manaus 2004, Rodrigo da Silva, 23 anos, militante da PJB, pobre e negro, morto pela homofobia em Cachoeira do Sul – RS em 2007, Clodoaldo Souza, “Negro Blul”, 23 anos, mártir da campanha “Reaja!”, morto por grupos paramilitares no estado da Bahia em 2007 e de tantas outras vidas, vítimas da violência, com os quais nos unimos, decidimos que vamos mudar essa história e que as nossas lágrimas regarão com esperança o chão da dura realidade para sempre sonhar com a utopia de uma sociedade justa e igual, ameaçando com dureza todo o poder que gera opressão.

                Acreditamos numa sociedade sem racismo, sem machismo, sem sexismo e sem homofobia. Cremos no fim de todas as prisões, no fim de todas as formas de extermínio, na construção de outras formas de organização da sociedade e na utopia de um mundo sem oprimidos/as e sem opressores.

                Temos como princípio o resgate da solidariedade, o diálogo com os movimentos sociais, a autonomia política frente as estruturas institucionais; a construção de um outro modelo de sociedade; o Seguimento de Jesus Cristo, libertador, parceiro dos pobres, Deus dos Oprimidos; a defesa da vida da juventude e a participação popular. Nos colocamos em marcha. Estamos em campanha contra o extermínio!

Guararema – SP, 31 de maio de 2009.

Pastorais da Juventude do Brasil

Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil,

 Pastoral da Juventude do Meio Popular e Pastoral da Juventude Rural