sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Assembléia Diocesana da PJMP














Aconteceu em Ruy Barbosa dos dias 06 a 08 de novembro a Assembléia Diocesana da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular), esteve presente às paróquias dos zonais I, II e III. Da Paróquia de Tapiramutá as representantes indicadas foram: Elane Dias e Saionara Nunes.
Esta foi realizada com o intuito de planejar, avaliar e organizar a caminhada da PJMP nos próximos 03 anos.
Estudamos a realidade dos jovens da nossa diocese. A diocese tem 124.00 jovens DE 15 A 29 ANOS. Divididos assim: (de 15-20 anos 47.000, de 20 a 24 anos 42.000, de 25 a 29 anos 35.000).
E os participantes nas nossas comunidades são mais ou menos 1.400, ou seja, 1%. Faltam jovens que participam das pastorais do tipo: liturgia, pastoral da criança, catequese, PJMP...
Os grupos de base são mais ou menos 70 e a maioria é na zona rural. É sempre importante lembrar que a participação dos jovens varia; nos eventos grandes da diocese tem uma participação maior, no dia a dia claro que esta é bem menor.
No cenário social, político, econômico e eclesial, identificamos os seguintes problemas que dificultam a ação da PJMP: migração dos jovens que viajam em busca de trabalho, engajar os jovens nas comunidades, formar e manter lideranças, falta de articulação, dentre outros.
As propostas lançadas para tentar reverter esse quadro foram: elaborar material para trabalhar com os jovens, realizar intercâmbios, recriar grupos jovens principalmente na zona rural, realizar o DNJ diocesano (triênio), realizar missão jovem em todas as comunidades...
As prioridades da PJMP dos próximos anos foram: formação e missão.


Participantes da Assembléia
Elane Dias e Saionara Nunes

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

PASSEIO DA JUVENTUDE EM JEQUITIBÁ: INESQUECÍVEL!







Aconteceu domingo 8 de novembro o passeio da juventude de Tapiramutá no mosteiro de Jequitibá. Pela manhã, depois de um momento de oração, realizamos um trabalho de grupo para ver o sentido da nossa caminhada e, sobretudo, apontar o caminho para o próximo ano. Depois disso a bola rolou no campo com muita alegria e animação. Foi um dia bem descontraido, com muita amizade. No final, na oração na igreja do mosteiro alguém disse que a palavra melhor para lembrar este dia era a seguinte: inesquecível!