segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

A idéia do Projeto


A cultura e o lazer são citadas na Declaração Universal dos Direitos Humanos, como um direito fundamental, universal e alienável sendo um dos deveres do Estado criar políticas publicas de incentivo ao acesso de cultura básica e a sua continuação. A cultura é dinâmica. Como mecanismo adaptativo e cumulativo, a cultura sofre mudanças. Traços se perdem, outros se adicionam, em velocidades distintas nas diferentes sociedades. O ser humano comum, imerso em sua própria cultura, tende a encarar seus padrões culturais como os mais racionais e mais ajustados a uma boa vida. Quando muito, percebe algo que é inadequado e que “poderia ser de outra forma.” O que permite uma percepção cultural mais intensa é o contato com outras culturas.
Toda pessoa possui o direito de ter contato com a natureza e com as diferentes formas de expressão da cultura humana como a arte, música, literatura, esportes etc. A arte possui a função transcendente, ou seja, manchas de tinta sobre uma tela ou palavras escritas sobre um papel simbolizam estados de consciência humana, abrangendo percepção, emoção e razão. Essa seria a principal função da arte. Ela que pode trazer indícios sobre a vida, a História e os costumes de um povo; E como qualquer outra manifestação cultural humana, pode ser utilizada para a coesão social, reafirmando valores, ou os criticando.Com base nessas questões e com as novas necessidades de cultura e lazer durante as férias, foi criado o Projeto Juventude no Verão, fruto de uma luta da Paróquia de Tapiramutá e a sensibilidade de todos os tapiramutenses que contribuem para a sua realização. Esse projeto está no seu 3 ano de vigência e tornou se chave fundamental nas férias dos jovens.

sábado, 12 de dezembro de 2009

VEM AÍ O PROJETO JUVENTUDE NO VERÃO 2010


O Projeto Juventude no Verão vem aí começaremos nossas atividades dia 04 de Janeiro e enceramos em 07 de Fevereiro. A Paróquia Nossa Sr da Conceição com a preocupação do desamparo de atividades em que se encontram os jovens em períodos de férias realizará um projeto que visa atender o público adolescente, oferecendo oficinas e atividades gratuitas durante o período de férias do ano letivo. Em seu 3 ano o projeto irá fornecer aos seus participantes diversas oficinas e atividades que completaram as suas férias, a preocupação em montar o projeto para 2010 é a continuidade do sucesso e a inovação para conquistar novos integrantes. Toda pessoa possui o direito de ter contato com a natureza e com as diferentes formas de expressão da cultura humana como a arte, música, literatura, esportes etc. Assim você não poderá ficar de fora dessa, aproveite a diversidade de oficinas que conterá no projeto, a exemplo: teatro, palhaço, música, pintura, dança, culinária, caratê, cineforum, palestras e muito mais. Participe e tire o comodismo de suas férias, inscrições abertas em breve na Secretária Paroquial