sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como os jovens encaram o tempo de Quaresma?


É difícil encontrar jovens que façam leituras diárias, jovens que façam parte do apostolado da oração, jovens que rezam o terço. Mas por que isso? Muitos acreditam que seja pelo velho preconceito: que esse papel quem tem q fazer é as senhoras. Mas eu acredito q não seja esse o motivo. Em tempo de quaresma os jovens não se mobilizam para uma prática de fé consciente, dinâmica e libertadora. A palavra é a mesma tanto para os adultos como para os jovens, mas nas cabeças dos mesmos a uma barreira, a preocupação em namorar, beber, estar na moda e se divertir e até mesmo os jovens que não compartilham com essa idéia são alienados, e mesmo sem namorar e sem beber não procuram uma reflexão da palavra, se contentam apenas com a missa aos domingos. Aqui em Tapiramutá uma cidade tão difícil e formar liderança jovem, onde as crianças estão cada vez mais precoces, é hora de abrir a mente, não devemos desperdiçar a Quaresma, e a Igreja precisa de jovens, a Igreja precisa de jovens-cristãos maduros espiritualmente que ocupem posições de vanguarda.

Jesus ainda jovem passou 40 dias no deserto em jejum e oração. Que a quaresma desse ano possa mudar a mentalidade e atitude de nossos jovens, que eles exerçam a solidariedade e deixem para trás tudo aquilo que escraviza e faz os faz opressores; tempo de exercitar nossa confiança na presença amorosa de Deus em nossa vida; tempo, enfim, de penitencia e conversão, de graça e salvação. Oração, jejum e penitencia sim para jovens católicos; nós sentimos adultos para namorar e ir para festas devemos tmbm sentir amadurecidos para fazer penitencias.

Winne Muryanne

Um comentário:

  1. Concordo com Mury. Para levar os jovens no caminho da oração acho que precise também do exemplo dos adultos e de uma comunidade adulta que esuta e vive a Palavra de Deus. Neste domingo 21 de fevereiro realizaei um retiro espiritual em Pintadas e tinha quase 100 jovens na Igreja.
    Podem olhar o blog: http://pjmpdepintadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir